As Tríades da ilha da Bretanha

As Tríades que nós utilizamos são as traduzidas por Robert Ambelain e publicadas no livro Les Traditions celtiques, doctrine initiatique de l’Occident, Dangles, 1977, Saint Jean de Brayes, pp. 162-192. Elas parecem ser as mais próximas ao sentido original.

Tríades filosóficas I:

47) Três coisas não podem não existir (literalmente apenas podem existir) :

- A Vida
- O Poder
- A Verdade.

48) Deus existe para ajudar em três coisas :

- A Vida
- O Poder
- O Conhecimento.

Dito de outra forma, são Três coisas que não podem estar ausentes em Deus.

49) As três essências principais da Bondade :

- Amor, Poder e Sabedoria ; Cada uma sendo perfeita necessáriamente, rigorosamente e
naturalmente.
- Amor, Justiça e Verdade.

50) Existem três Unidades e não pode haver outras :

- Um Deus
- Uma Verdade
- Um Ponto de liberdade.

E nelas toda a Bondade é embasada pelo Poder, a Bondade e o Conhecimento.

51) Existem três distinções necessárias entre o homem e Deus :

- O homem possui uma grandeza determinada e uma medida que Deus não pode ter
- O homem possui um começo que Deus não pode ter
- O homem pode variar. Deus não o pode.

52) Os três gêneros de existências :

- Deus (sub-entende-se « em Keugant »)
- Os Sêres vivos (sub-entende-se « en Gwenved »)
- As Passagens (mortes) (sub-entende-se en Abred).

53) Três coisas que Deus não pode ser :

- Fraco
- Sem Sabedoria
- Sem Misericórdia.

54) Três coisas que Deus não pode ser :

- Louco
- Fraco
- Sem misericórdia.

55) Três coisas que Deus não pode deixar de ser :

- Tudo o que deve ser
- Tudo o que quer ser
- Tudo o que pode ser a Bondade perfeita.

56) Três coisas sem aquelas não pode haver nem Deus, nem a perfeita Bondade :

- O Conhecimento perfeito
- A Vontade Perfeita
- O Poder perfeito.

57) Os três objetivos na direção dos quais se orienta a obra Divina na formação de todas as coisas :

- Domar o mal
- Exaltar o bem
- Manifestar cada natureza conforme seu Destino e seu privilégio
- Enfraquecer o mal
- Fortificar o bem
- Et manifestar cada distinção.

58) Três coisas que Deus tem fixadas como sendo os princípios de toda existência :

- O Amor;
- A Verdade
- O Conhecimento.

59) Os três sustentáculos de um homem virtuoso :

- Deus
- Sua consciência pessoal
- E a louvação a todos os sábios.

60) Três coisas que Deus manifesta :

- O Poder
- A Excelência
- A Necessidade de seu Ser.

61) Existem três existências necessárias que não podem deixar de ser :

- A grandeza suprema de cada coisa que é Deus
- A pequenez suprema de cada coisa que é o vazio
- O meio que é o finito.

62) Três coisas que não podem deixar de ser em todo lugar ou em todo tempo :

- Aquilo que seja mais necessário
- Aquilo que seja mais vantajoso
- Aquilo que seja desejável.

E isto não pode deixar de ser nada além de Deus.

63) Três coisas que Deus não pode deixar de conseguir :

- O que é o mais útil
- O que é o mais necessário
- O que é o mais desejado.

64) Os três testemunhos dados à Deus por suas Obras :

- Seu infinito poder
- Seu Conhecimento Infinito
- Seu Amor infinito.

Porque não existe nada que estes atributos não possam realizar, não possam trabalhar, não possam desejar.

65) Os três principais atributos de Deus :

- Essência
- Conhecimento
- Poder.

66) Os três principais propriedades do Conhecimento :

- Sensibilidade
- Compreensão
- Atividade.

67) As três principais propriedades da Essência

- A Substância
- A Qualidade
- o Movimento.

68) As três principais propriedades do Poder :

- O Amor
- O Objetivo
- A Lei.

69) As três principais manifestações de Deus :

- O que pode fazer o Poder perfeito
- O que é obtido pelo Amor perfeito
- O que acompanha o Conhecimento perfeito.

Dito de outra forma, as três manifestações de Deus :

- Paternidade
- Filiação
- Espiritualidade.

70) Três coisas que são Unas com a Vontade e o Objetivo com toda Bondade :

- Deus em seu Poder
- Uma consciência vigilante
- E o julgamento dos sábios.

71) As três fontes dos sêres animados nas mãos de Deus :

- O Amor, que deseja a bem-aventurança para o maior desenvolvimento da compreensão
perfeita
- A Sabedoria, conhecedora dos veículos supremos
- O Poder, de realizar a suprema concepção da inteligência e do Amor.

72) As três causas de todos os atos :

- A necessidade e a contingência no Círculo de Abred
- A escolha pelo veículo da liberdade na vida humana
- A escolha pelo Amor no Círculo de Gwenved.

73) As três operações comums (cooperações) do 'homem com Deus :

- Sofrer
- Refletir
- Amar.

E o homem não pode cooperar com Deus em nenhuma outra coisa. O sofrimento é o começo de tudo, porque o resto não pode ocorrer sem que ele primeiro tenha acontecido.

74) Três coisas que estão em desacordo com Deus :

- A desventura
- A mentira
- O desespero.

75) Três lugares onde Deus habita em sua plenitude :

- Lá onde ele será o mais amado
- Lá onde ele será o mais buscado
- Lá onde o egoísmo será o menor.

76) Existem três coisas onde Deus reside assim que são buscadas :

- A misericórdia
- A Verdade
- A Paz.

77) Três coisas que o homem ignora a essência :

- Deus
- O Vazio
- O Infinito.

78) Existem três Círculos de existência :

- O Círculo de Keugant que sómente Deus pode atravessar
- O Círculo de Abred que o homem atravessou
- O Círculo de Gwenved que o homem atravessará.

79) As três substâncias empregadas por Deus para fazer todas as coisas :

- Amor
- Sabedoria
- Poder.

80) As três excelências da condição humana :

- O fim de Abred
- A liberdade
- A comunhão com os bem-aventurados.

81) As três bem-aventuranças do céu :

- A dominação completa sobre todo mal
- A vida eterna
- A felicidade renovada sem cessar.

82) As três coisas primitivamente contemporâneas do Universo :

- O Homem
- A Luz
- A Liberdade.

83) Os três caracteres distintos de estado dos sêres vivos :

- Sêres mortais
- Terrestres
- E celestes.

84) Deus existe pela ação conjunta de três qualidades :

- Ele não pode ser de outra forma
- Não se pode passar sem Ele
- Ele não pode ser melhor do que é.

85) Os três plenitudes do Keugant :

- Deus
- A Justiça
- O Amor.

86) Três coisas que não podem ser outra coisa que não Deus :

- O supremo poder
- A suprema Sabedoria
- O supremo Amor.

87) São três as causas da morte :

- A ignorância
- O Amor desguiado da direção do bem estar
- A incapacidade de suportar o Keugant (infinito).

Isto quer dizer : do Amor surge o Conhecimento e pelo Conhecimento a obrigação do Keugant pode ser evitada, porque é do Conhecimento que procede a mudança de condição.

88) Os três atributos essenciais de Deus :

- Eternidade
- Poder
- Amor.

E eles são chamados « atributos impulsivos », por que Deus não pode existir sem eles.

89) As três necessidades que se devem aos impulsos do homem :

- Sofrer
- Mudar
- Escolher.

E por causa da terceira, não se pode saber quando os dois primeiros surgirão.

90) As três condições de necessidade da humanidade :

- O meio termo entre (literalmente a mistura balanceada entre) o Abred e o Gwenved e, por conseqüência, a experiência do bem e do mal, e por conseguinte, o julgamento, a escolha derivada do julgamento após examinar, e à partir disso : a liberdade.

91) Os três meios empregados por Deus em Abred para dominar o Mal e Cythraul e  escapar para Gwenved :

- A morte
- A necessidade
- O esquecimento.

92) Os três fundamentos de Gwenved :

- Usufruir dos dons de Deus
- Ser fortificado pelo poder Divino
- Ser dirigido pela Ciência de Deus.

93) As três propriedades do Conhecimento :

- O Amor por aquilo que é o melhor
- O julgamento obtido pela experiência
- E a escolha conforme o julgamento que vê o que é justo.

94) Três coisas prevalecerão no fim :

- O Fogo
- A Verdade
- A Vida.

95) Os três lugares de todo ser e existência animados :

- Com Cythraul no Abismo
- Com a Luz no estado humano
- Com Deus no Gwenved.

96) Existem três violências e três ataques contra o Círculo de Keugant :

- O Orgulho
- O Perjúrio
- A Crueldade.

Porque por livre vontade, esforço e premeditação, eles forjam a existência de coisas que não devem ser e que não podem estar de acordo com as leis do Círculo de Gwenved. E ao levar a termo estas violências, o homem cai de Abred ao Anwn (Abismo). A maior e mais grave é o orgulho, porque é deste que as outras duas violências são derivadas e foi graças ao orgulho que resultou aa primeira queda em Abred após a subida original para a espécie ea a condição humana em Gwenved.