As Tríades da ilha da Bretanha
As Tríades que nós utilizamos são as traduzidas por Robert Ambelain e publicadas no livro Les Traditions celtiques, doctrine initiatique de l’Occident, Dangles, 1977, Saint Jean de Brayes, pp. 162-192. Elas parecem ser as mais próximas ao sentido original.
Tríades filosóficas II:
97) Três vitórias serão um meio de libertação, à saber :
- As vitórias sobre : O orgulho
- O ódio impiedoso
- A Ganância
Porque ningém com estas coisas pode subir ao Círculo de Gwenved, por que elas não saberiam concordar com Gwenved, e suas naturezas se oporiam ao que se poderia tornar.
98) As três obras do orgulho :
- Lançar a confusão sobre tudo, de forma que a Verdade não seja mais aparente
- Entravar toda a liberdade, de forma que não pode se liberar de Abred
- Cometer uma usurpação contra Deus e aquilo que lhe é devido, de forma que não haja Justiça.
99) Os três fundamentos do orgulho :
- Usurpação e roubo
- Assassinato e tramóia
- Obrigar a crer no que é falso.
100) Os três principais pecados são :
- O Orgulho
- A Crueldade
- A Mentira.
101) Existem três Círculos de existência :
- O Círculo de Keugant onde não existe nada de animado ou de inanimado, exceto Deus, e Deus sómente pode atravessá-lo
- O Círculo de Abred onde aquilo que é morte é mais forte que aquilo que vive e onde cada existência principal deriva daquilo que é morte, e o homem a atravessou
- O Círculo de Gwenved onde aquilo que é vivo é mais forte que aquilo que está morto e onde cada existência deriva daquilo que vive e da vida, quer dizer de Deus; e o homem o atravessará; e o homem não chegará por completo ao perfeito Conhecimento a não ser que tenha completamente atravessado o Círculo de Gwenved, porque nenhum Conhecimento absoluto pode ser obtido a não ser pela experiência dos sentidos da parte daquele que suportou e sofreu cada estado e cada prova.
102) A morte vêm de três necessidades astabelecidas por Deus :
- Melhorar a condição em Abred
- Renovar a vida com o objetivo de repousar por causa da duração de Keugant (quer dizer a eternidade)
- Experimentar cada estado dos Sêres vivos e da vida com suas leis e suas provas (literalmente : e tudo aquilo que lhe pertence naturalemente e acidentalemente) ; isto a fim de possuir os gêneros diferentes de Conhecimento e por esse meio obter uma completa e perfeita noção do ser de toda existência animada de todo ser, de toda qualidade e essência ; porque de outra forma que pelo meio desta evolução em Abred, é impossível instruir-se e adquirir a habilidade em todas as ciências que podem naturalmente ou necessáriamente existir ; e é impossível suportá-las no Círculo de Gwenved.
103) Existem três coisas que distinguem todos os sêres Ser ser vivos uns dos outros :
- O Awen distinto que nenhum outro pode possuir da mesma forma e a suprema félicidade de que cada um possui a plenitude segundo do seu gênero.
104) Cada ser Ser vivo possui três coisas en relação a sua individualidade e seu caráter particular, à saber :
- A plenitude daquilo que é, e é impossível que haja uma igual, porque não pode haver duas plenitudes de uma coisa qualquer
- Uma conformidade plena quanto à ordem e à solidaridade e um ponto de conciliação
- E ninguém busca outra coisa porque a ignorância disto causa os sofrimentos de Anwn e do Abred.
105) Existem três razões para mudar o estado de existência e da vida em Gwenved :
- A instrução que é assim obtida
- A beleza da transformação
- O repouso que se faz necessário pela impossibilidade de suportar a eternidade de Keugant.
106) Existem três coisas que cada um não pode possuir mais do que uma :
- Uma plenitude de inspiração em relação com sua natureza
- Uma maneira de ser conforme à ordem e à solidaridade
- Uma supremacia semelhante àquela de Deus sobre todos.
107) As três principais coexistências do Círculo de Gwenved :
- O Amor que não possua outro limite que a sua necessidade
- A Harmonia levada à seu mais alto grau de perfeição
- O Conhecimento que atinge tão longe quanto o pensamento e a percepção podem atingir.
108) Três coisas não podem existir no Círculo de Gwenved :
- A morte
- A falta de Amor
- A desordem.
Dito de outra forma :
- A necessidade
- A falta de caridade
- A confusão.
109) Existem três considerações relativas ao dever e que fazem com que este seja compreendido :
- Aquilo que um homem defende e aquilo que ele se proibe para que haja respeito ao outro
- Aquilo que ele recomenda e aquilo que ele busca fazer por si mesmo para seu semelhante nas mesmas circunstâncias
- Enfim, aquilo que jamais desejamos que ocorra para qualquer ser vivo e existência no Círculo de Gwenved, onde nem a indiferença e nem a injustiça podem existir, porque lá não podem haver aquilo que sejam a desobediência, a desordem, a injustiça e a falta de caridade.
110) Os três fundamentos de Gwenved :
- Conhecer a natureza do mal e tê-la suportado em Abred
- Conhecer a natureza do bem e usufruí-la em Gwenved
- Conhecer de cada forma viva seu caráter especial, sua individualidade e de como elas concorrem para o prazer, o desejo e a vontade de Deus pelo bem geral. E nestas três coisas se encontram a segurança e a completude, porque Deus não poderia de outra forma suportar a falta de Amor para com a Justiça e o Amor da Verdade ; e Deus não saberia agir sem Verdade e sem Justiça, porque da Verdade e da Justiça só pode surgir o Amor perfeito ; todo ato contrário à caridade não pode ter por causa nada além da iniquidade.
111) De três causas surge a falta de caridade, a saber :
- Daquele que realiza a injustiça e que provoca o ressentimento do ofendido
- Daquele que sofre e recebe a injúria por parte de outrem
- Pela conseqüência nascida da falta de caridade com respeito àquele que recebe a injustiça ; e pela ignorância da natureza do ódio e da vida por onde ela inspire a cólera, a vaidade e a revolta, nasce a inimizade que transborda sem fim.
112) Os três fundamentos da Unidade :
- Ela é uma com exclusão de toda outra coisa, e de lá vem a liberdade inquebrantável
- Ela é « a Inteireza » que exclui a multiplicidade, e de lá nasce seu firme poder
- ela é a multiplicidade contida na « Inteireza » de onde provem o firme Conhecimento ; e à partir destas três coisas é formada a Unidade imutável ; e não pode existir outra Unidade semelhante a Deus.
113) As três instabilidades do múltiplo :
- A falta de organização, porque não pode haver nem Personalidade nem caráter distintos em relação à qualquer tipo ou espécie que difira assim de um outro ser ou de uma outra categoria ou de algum lugar para um e outro no mesmo momento e em conjunto
- O finito, porque não pode haver infinito onde se encontra um outro ser de qualidade e de gênero tão pouco semelhantes que ele possa o ser à respeito da natureza e do caráter de sua existência
- A variabilidade, porque onde existem dois ou mais em número, um deve dar preferência a um outro, e isto pode mudar de sorte que aquele que era o último pode vir a ser o primeiro ; e o lugar e o tempo podem ser assim modificados de forma que se possa ir de um lugar à outro e de um momento à outro e de um estado a outro segundo as circunstâncias que se encadeiam.
Por esta razão, Deus ou os Deuses não podem ser muitos e Deus não pode ser múltiplo ou dividido.
114) De três causas resultam em uma queda en Abred :
- O orgulho que leva ao Círculo de Keugant
- O desprezo e o ódio do Círculo de Gwenved, e o desejo de mudar ; esta foi uma violência feita à Deus e à sua Bondade e aos atributos essenciais de Gwenved que são o Amor e toda a Verdade e toda a Justiça, isto pelo desprezo da razão e do dever.
115) Os três principais estados das criaturas vivas :
- O Anwn onde foi sua origem
- O Abred que elas atravessam com o objetivo de se instruir
- O Gwenved, onde elas chegarão ao fim, pelo crescimento indefinido do Poder, do Conhecimento e da Bondade até que não seja possível conseguir mais além.
116) As três causas da morte :
- Libertar e ser libertado da fatalidade do mal e do pior
- Se aproximar e se elevar para o Gwenved
- A impossibilidade de suportar o Keugant e de se repousar, porque sómente Deus que, sendo infinito, pode atravessá-lo ; e o finito não pode prevalecer sobre o infinito.
117) Existem três gêneros de morte :
- A punição e a pena para o pecado
- O Amor de Deus que leva toda a vida e existência do pior para o melhor, em Gwenved
- O repouso em Gwenved para aqueles que não podem suportar a eternidade do Keugant.
118) Os três momentos de benção para o Homem :
- Receber a vida em alma no seu nascimento ou no renascimento após uma Passagem (morte);
- Dar a vida ou criar
- E trocar a vida, ou morrer, o que é ir do pior para o melhor.
119) Existem três unidades imensas :
- O espaço
- O tempo
- A vida.
Porque nenhuma delas têm começo nem fim.
120) Existem três unidades primitivas e não pode existir mais de uma de cada :
- Un Deus
- Uma Verdade
- Um Ponto de liberdade, quer dizer, onde todas as coisas e todas as oposições se equivalem.
121) Três coisas nascem destas três unidades primitivas :
- Toda Vida
- Toda Bondade
- Todo Poder.
122) Os três atributos de Deus que existem originalmente em conjunto :
- O maior de todos com relação à vida e o maior de todos com relação à força e ao poder. Outros dizem assim :
123) Por uma tripla necessidade Deus é :
- O maior quanto à vida
- O maior quanto ao Conhecimento
- O maior quanto a força e ao poder, e não pode haver outro ser que seja o maior em qualquer coisa.
124) Três coisas que Deus não pode deixar de ser :
- Aquele que deve ser
- Aquele que desejaria ser
- Aquele que pode ser a Bondade perfeita.
125) Os três princípios de todas as coisas :
- A matéria
- O movimento
- A vitalidade.
126) As três características da existência :
- O tempo
- O espaço
- A atividade.
127) Os três fundamentos da existência :
- A natureza
- A individualidade
- A continuidade.
128) As três coisas que distinguem as existências :
- A qualidade
- A forma
- O trabalho.
129) Existem três fundamentos da unidade, a saber :
- A perfeição ; porque não podem existir dois gêneros de uma universalidade
- A Infinitude, porque não pode existir nenhum limite à uma « Inteireza »
- A Imutabilidade, porque não pode existir mais do que uma perfeição, universalidade e inteireza de qualquer natureza que seja. É por isso que não podemos conceber Deus a não ser como derivado de uma Unidade fundamental.
130) Três coisas que por sua união engendram o Poder : Eu, Tu e Ele; quer dizer o o Eu-desejante ; o Tu-realizante daquilo que o Eu quer e o Ele tornando-se aquilo que é decidido pelo Eu-desejante em união com o Tu.
E nós os chamamos as três bases, porque à partir delas são produzidas por sua vez a força e a existência.
131) Existem três considerações que fazem compreender a natureza do dever :
- Aquilo que um homem defende para um outro
- Aquilo que ele busca para um outro
- Aquilo que é compatível com o Círculo de Gwenved.
132) Três vitórias conduzirão à libertação: A que for sobre a falta de caridade, a ganância e a desordem, porque estas coisas não poderiam estar em acordo com o Círculo de Gwenved.
133) As três principais coexistências do Círculo de Gwenved.
- O Amor, que seja tanto quanto a necessidade o exige
- A Ordem, até o ponto que não possa mais ser aperfeiçoada
- O Conhecimento, que seja tanto quanto possa ser concebido e compreendido.
134) Existem três coisas que não podem tomar lugar no Círculo de Gwenved
- A Morte
- A falta de Caridade
- A Desordem.
135) As três bases do Gwenved :
- Conhecer a natureza do mal por tê-lo sofrido em Abred
- Conhecer a natureza do bem por tê-lo experemientado em Gwenved
- O Conhecimento para cada ser Ser vivo da forma que lhe designam a vontade e o plano divinos : assim serão obtidas a segurança e a estabilidade.
Porque Deus não pode de outra forma sustentar o Gwenved, a não ser pelo Amor da Verdade e da Justiça, e Deus não pode fazer outra coisa que não seja o que é verdadeiro e justo de onde vem seu perfeito Amor.
136) Os três poderes da Unidade :
- Ser um e não ser nenhum outro
- A inteireza sem a pluralidade e a pluralidade na inteireza
- E ele não pode ter nenhuma unidade estável que não venha de Deus.
137) As três instabilidades da pluralidade :
- A falta de universalidade
- A finitude
- A mudança.
Porque onde há dois ou mais de um infuenciando sobre o outro, haverá a possibilidade de mudança até que o primeiro se torne o último.
138) As três principais percepções corporais do homem :
- A Visão
- A Audição
- O Tato.
139) As três principais percepções da alma humana :
- O Amor
- O Ódio
- A Compreensão.
140) Existem três coisas que vêm de Deus, a saber :
- Aquilo que não pode ser considerado como bom sem ele
- Aquilo que todos vêm que falta a si mesmos
- E aquele que ninguém mais pode satisfazer.
14 1) Os três Senhores do Keugant :
- Deus
- A Justiça
- O Desejo.
E lá onde Deus está, estão os dois outros.
142) As três impossibilidades de Deus :
- Odiar
- Vir a ser fraco
- E vir a ser grande demais.
143) Três lugares onde não se pode encontrar Deus :
- Onde sua presença não seja pedida
- Onde ela não seja desejada
- E onde ele não é obedecido.
144) Os três objetivos de Deus em suas obras :
- Destruir (extinguir) o mal
- Reanimar os mortos
- Procurar a alegria ao fazer o bem.
145) Os três caminhos pelos quais trabalha Deus :
- A Experiência
- A Sabedoria
- A Misericórdia.
146) Cada ato do homem deveria possuir três harmonias :
- Harmonia com a moral natural
- Harmonia com as faculdades superiores da humanidade
- Harmonia com aquilo que pode existir para sempre no Círculo de Gwenved.
Dito de outra forma : harmonia com a Vontade de Deus, harmonia com as Perfeições humanas e harmonia com aquilo que pode existir para sempe na divinidade de sua essência no Círculo de Gwenved.
Dito de outra forma (harmonia) : com a Vantagem para todos os sêres Ser vivos ; com a Justiça de Deus e com o Amor do Círculo de Gwenved.
147) Os três principais usos de todas coisas nas mãos de Deus :
- Ser destinados à maior necessidade
- A maior utilidade
- Ao maior Amor.
148) Os três principais atributos de Deus Velado :
- Poder
- Conhecimento
- Amor.
149) Os três cuidados diários que deveriam ocupar o espírito de cada homem :
- Adorar à Deus
- Evitar de fazer o mal a qualquer um
- Agir com justiça com respeito a todo Ser vivo.
150) Os três temores de um sábio :
- O temor de ofender a Deus
- O temor de agir para um homem contráriamente à caridade
- O temor das riquezas e prosperidade excessivas.
Dito de outra forma : O temor a Deus, o temor do pecado e o temor de uma excessiva prosperidade.
151) Os três temores de um insensato :
- O temor do homem
- O temor do inimigo
- O temor da pobreza ou da inimizade do Mundo.
152) Em três coisas um homem se assemelhará à um inimigo :
- Ao colocar armadilhas no caminho
- Ao atemorizar uma criança
- Ao se comprazer do mal.
153) Os três momentos em que Deus saiu de sua imensidão :
- O primeiro foi para fazer aquilo que jamais havia existido antes, e isto em vista do bem e para prevenir todo o mal. De lá saiu a existência ou obra de sua Criação ; e bem que se isto poderia ter sido produzido de forma diferente, assim foram manifestados o poder e a Sabedoria Infinitas.
- O segundo foi para libertar todas as criaturas e existências do mal e do assalto de Cythraul (O Vazio) e para reparar aquilo que havia sido perdido, ou que havia se tornado corrompido; ou para rejeitá-lo, e substituí-lo por um melhor (ser). Assim será e virá a ser para cada existência até que todo ser e toda a criação tenham evoluido até os últimos limites da Bondade.
154) Três coisas são a indicação de Deus :
- O fato de colocar o bem e o mal face à face, de forma que um ou outro possam ser conhecidos para que se possa se apegar ao bem e renúnciar ao mal.
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